THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

Medicamentos proibidos em alguns países são vendidos amplamente no Brasil.

Airo Sommer      quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

O medicamento nimesulida é um anti-inflamatório amplamente vendido no Brasil e conhecido por sua eficácia em casos de dores intensas e febre. Porém, um post do blog “Diário de Biologia” apontou-o como altamente tóxico para o figado e afirmou que sua venda é proibida em diversos países.

 

Será que o blog acertou?

 CHECAGEM Feita pelo Dr. Dráuzio Varella: VERDADEIRO

 

A nimesulida é um medicamento com ação anti-inflamatória, analgésica (para tratar a dor) e antipirética (combate a febre). É indicado para tratamentos de dores agudas, osteoartrite dolorosa e cólicas menstruais muito intensas. 

A venda de nimesulida foi proibida em diversos países e em outros como EUA e Australia, seu registro sequer chegou a ser autorizado. Em 2002, Finlândia e Espanha suspenderam a venda desse medicamento devido à  sua elevada toxicidade ao figado, que pode ser grave e fatal, tendo levado alguns pacientes a necessitar de transplante.

Veja outras checagens.

Em 2004, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês) realizou uma avaliação da segurança da nimesulida, na qual conclui que os beneficios do medicamentoá saude, superam seus riscos. Apesar dessa conclusão, a EMA recomenda que o uso da nimesulida deve restringir-se ao ttratamento de dores agudas e cólicas menstruais intensas (dismenorreia primaria) e não o recomenda para casos de osteoartrite.  A EMA ainda contraindica o uso para crianças menores de 12 anos, pacientes com disfunções hepaticas e/ou doenças crônicas. Seu uso também não deve ser prolongado, nunca ultrapassando 15 dias.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza a venda da nimesulida, porém alerta que o medicamento é contraindicado para uso em pacientes que tenham histórico de reações hepáticas ao produto ou em pacientes com insuficiência renal e/ou hepática, além de não indicá-lo a menores de 12 anos.

Lembre-se é possivel prevenir e ou tratar doenças de forma natural fazendo uso de óleos essenciais e buscando auxilio com terapias alternativas.

Comentários

 

Leia os artigos e dicas, eles podem te ajudar!

A CRISE E A MUDANÇA

terça-feira, 5 de maio de 2015

O Dinheiro é um problema?

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Se não estiver FELIZ, parta pra outra.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

VIVER DE RENDA

sexta-feira, 4 de maio de 2018